XCO – 1.ª prova da Taça de Portugal – Vila Franca.

XCO – 1.ª prova da Taça de Portugal – Vila Franca.

À entrada para o ano decisivo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a corrida minhota, inscrita na classe 1 do calendário da União Ciclista Internacional (UCI), atraiu muitos atletas de alta qualidade, o que elevou o nível competitivo.

A corrida elite masculina assistiu a um empolgante duelo entre o campeão romeno, Vlad Dascalu (Brújula Bike Racing Team), e o terceiro classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Carlos Coloma (BH Templo Cafés UCC).

O espanhol manteve-se na dianteira durante a primeira metade da prova, mas, à entrada para a quarta de seis voltas, Vlad Dascalu atacou e Coloma não conseguiu seguir o ritmo do romeno.


Vlad Dascalu cortou a meta em solitário, deixando o espanhol Carlos Coloma a 1m14s.

O português Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o terceiro classificado, a 2m21s.

Em elites femininos, Raquel Queirós (sub-23 de primeiro ano) estreou-se na categoria de elite da melhor forma ganhando de forma autoritária, deixando a segunda classificada Maaris Meier (Maiatos) a 44 segundos. Marta Branco (Maiatos) fechou o pódio, a 3m00s de Raquel Queirós.

Entre os juniores masculinos mandaram os ciclistas franceses. A vitória foi para Mateo Chadeleux (Team XC Randon France), seguido pelo compatriota Mattis Pateau (Creuse Mainsat Evaux), a 36 segundos, e pelo português Tiago Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 2m05s. 

Ana Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu a corrida feminina de juniores, diante de Noemie Garnier (Team XC Randon France), a 3m21s, e de Daniela Campos (BTT Loulé/Elevis), a 4m16s. 

O destaque nas categorias de veteranos foi para os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Nos masters 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) e o master 50 António Sousa. Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) foi o único paraciclista presente.

Classificações completas aqui.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo.

Noticias relacionadas

Taça do Mundo de XCO – Leogang

Taça do Mundo de XCO – Leogang

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos