Scott Test Fest – um novo formato de apresentação

Scott Test Fest – um novo formato de apresentação

Esta iniciativa da Scott Portugal foi uma autêntica “festa” para clientes e logistas

A Scott Portugal organizou 3 eventos de norte a sul do nosso país, tendo sido as cidades de Braga, Lisboa e Portimão as escolhidas para acolher o Test Fest.

Antes de desenvolvermos como decorreu o Test Fest e no que consistiu, convém realçar que a logística, os meios humanos empregues e a capacidade de ter bicicletas de vários modelos e tamanhos para uma iniciativa destas não está ao alcance de qualquer marca, mas a Scott conseguiu-o!

Os modelos disponíveis

O Scott Test Fest consistiu em proporcionar aos seus clientes (logistas e cliente final) a oportunidade de testarem os modelos de 2018 E-GENIUS 710, E-GENIUS 720, E-GENIUS 730, E-SPARK 710, GENIUS 710, GENIUS 920, SPARK RC 900 PRO, SPARK 920.

Os clientes poderiam inscrever-se previamente nos agentes da marca, inscrição na qual forneciam dados como a sua altura, peso, quais as bicicletas que queriam testar, dia, horário, etc., de modo a terem a sua bicicleta preparada à sua chegada.

Mas não era chegar, pegar e pedalar, eram testes em que as bicicletas saiam com fit e suspensões perfeitamente ajustadas ao cliente. É assim que se devem testar bicicletas.

Os números:

Segundo a marca, estiveram cerca de 60 pessoas por evento, 34 bicicletas, entre 4 a 5 modelos testados por cada cliente, no total foram mais de 750 testes realizados.

 

Testámos a sério a Scott Spark RC 900 PRO:

O formato deste evento permitiu-nos inscrever para fazer uma análise e teste detalhado de uma bicicleta, neste caso a Scott Spark RC 900 PRO, o qual daqui por uns dias já terás no nosso site.

Inscevemo-nos na Lisbon Bike Shop, passámos pelo processo de um cliente normal e correu tudo sem imprevistos, no dia marcado, à hora marcada estava a Spark RC à nossa espera, um técnico da marca para a ajustar e um guia para nos acompanhar na parte inicial do teste, dando-nos depois liberdade para pedalar e testar sozinhos.

Os formatos de apresentação estão a mudar?

Outra questão que convém abordar é o formato de apresentação que as marcas estão a escolher, não é segredo para ninguém (basta ir e ver) de que o Festival Bike em Santarém ano após ano tem menos marcas presentes.

Embora possa haver esforço por parte da organização do Festival Fike em ter uma feira apelativa, o que está a acontecer é que tal como a Scott outras marcas apostam num formato de apresentação diferente, investindo em eventos mais direccionados aos seus clientes, onde têm oportunidade de comunicar melhor e estar mais perto dos utilizadores.

 

Podemos dar mais exemplos, nomeadamente do importador da Rudy Project e Prologo, a Bike4Us, que este ano só esteve na Festival Bike em apoio a um cliente, e planeia no futuro fazer um evento só para clientes seus.

Na sua opinião o investimento para ter um espaço, acrescido de gastos de electricidade, deslocação, material do stand, etc., não compensam.

Para os amantes das bicicletas, faz sentido ir a uma feira como Festival Bike se tivermos  oportunidade de ver todas as marcas e novidades ao vivo, o que ultimamente não tem acontecido e assim muitos optam por não ir.

Com eventos como o Test Fest, para um utilizador do sul do país, do norte ou do centro, bastava estar atento e perto de si teria a oportunidade de ver e testar bicicletas de 2018 ou seja, este formato de evento tem estas vantagens para os utilizadores.

O Festival Bike foi-se adaptando ao longo das suas edições, a organização da maratona, duatlos e outro tipo de eventos desportivos são prova disso, mas génese da feira não se pode resumir ao evento desportivo a si associado.

Talvez esta postura por parte das marcas faça com que o Festival Bike se  volte a adaptar à nova realidade e torne o formato da feira mais apelativo aos importadores.

Se isto acontecer e os importadores da maioria marcas (principalmente as grandes) estiverem presentes, isso certamente levará a que mais pessoas (logistas e utilizadores) se desloquem à feira para ver e comprar.

Fotos: JARS photography, marretaman.pt, site festival bike

 

Mr.B.

 

 

 

 

 

Noticias relacionadas

Taça do Mundo de XCO – Leogang

Taça do Mundo de XCO – Leogang

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos