Rui Costa venceu prova de reabertura do ciclismo em Portugal

Rui Costa venceu prova de reabertura do ciclismo em Portugal

Rui Costa venceu prova de reabertura do ciclismo em Portugal, um contrarrelógio individual de 22 quilómetros, pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, disputado em Sangalhos, concelho de Anadia.

A corrida que marcou o regresso da modalidade, após um interregno de quase quatro meses, pautou-se pela incerteza e pela emoção.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) estabeleceu o primeiro registo de referência, 28m45s, e manteve-se com o primeiro lugar provisório durante muito tempo.

No entanto, três homens revelaram estar mais fortes do que os demais e, logo à passagem pelo ponto intermédio, ao quilómetro 10, deram mostras que de o tempo de Ivo Oliveira cairia.

Rui Costa venceu hoje a prova de reabertura, pedalando a uma média de 46,864 Km/h. para concluir a prova com 28m.10s. Rafael Reis (Feirense) gastou apenas mais 3 segundos, ficando no segundo lugar.

Rafael Reis (Feirense) gastou apenas mais 3 segundos, ficando no segundo lugar.

O poveiro foi mais regular do que o palmelense, pois este recuperou na segunda metade da corrida do tempo perdido nos primeiros dez quilómetros.

No ponto intermédio, Reis cedia 5 segundos para Costa e Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), que estavam empatados. Na meta, o galego dos portistas seria apenas terceiro, a 22 segundos do vencedor.

Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) foi o melhor sub-23 e lidera a Taça de Portugal na categoria mais jovem.

“Foi um bom regresso depois de quase quatro meses confinados. Poder estar de volta à estrada em Portugal é muito bom, porque, após a Volta ao Algarve, não planeara estar aqui neste momento. Foi uma prova muito bem organizada. Os riscos foram zero. Toda a organização esteve impecável e merece os parabéns pelo excelente trabalho”,

começou por dizer Rui Costa.


O vencedor explicou ainda que 

“o percurso foi bastante rápido, com algumas partes seletivas. O vento fez-se sentir ? lateral ou contra ? na fase central do contrarrelógio. Tanto a parte inicial como a última foram muito rápidas. Foi um bom teste. As sensações foram boas, mas ainda preciso de trabalho para alcançar os valores para o regresso ao WorldTour”.

Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) destacou-se entre os mais jovens. Apesar de ser sub-23 de primeiro ano, foi o mais forte dentro desta categoria, fechando na 22.ª posição da geral, a 1m42s de Rui Costa.

Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras) foi o melhor sub-23

Este resultado deu ao gaiense o primeiro posto na geral da Taça de sub-23. Seguem-se Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport) e Fábio Costa (Kelly/InOutBuid/UDO).

“O Rui Costa é um ídolo para mim, desde que comecei a correr. É um exemplo a seguir e é incrível subir ao pódio com ele e partilhar a conferência de imprensa com alguém como o Rui Costa. Motiva-me para um dia ser como ele”,

confessa Daniel Dias, acrescentando: 

“Foi um dia muito bom. Venci em sub-23, o que para a nossa equipa é muito importante. Somos uma equipa de clube, mas ambiciosa. E a Taça de Portugal de Sub-23 é um objetivo para nós”.

Plano de segurança sanitária cumprido rigorosamente

Esta foi a primeira corrida disputada sob estritas normas de segurança sanitária, devido à pandemia de SARS-Cov-2. A experiência foi bem conseguida, demonstrando-se ser possível fazer ciclismo, com qualidade e respeitando as normas sanitárias.

Toda a comunidade cumpriu as novas regras, desde as equipas e corredores aos adeptos, passando pela comunicação social presente.

TOP 10 final Elites

  • Rui Costa (UAE Team Emirates), 28m10s
  • Rafael Reis (Feirense), 28m13s
  • Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), 28m32s
  • Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), 28m45s
  • Ricardo Mestre (W52-FC Porto), 28m51s
  • Tiago Machado (Efapel), 29m02s
  • Rui Oliveira (UAE Team Emirates), 29m09s
  • Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 29m15s
  • Joaquim Silva (Miranda-Mortágua), 29m19s
  • Joni Brandão (Efapel), 29m21s

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Colnago V3Rs Tdf, a primeira bicicleta oficial do Tour de France

Colnago V3Rs Tdf, a primeira bicicleta oficial do Tour de France

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos