Ciclocrosse – 5.ª e última etapa da Taça de Portugal.

Ciclocrosse – 5.ª e última etapa da Taça de Portugal.

Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos) e Marta Branco (Maiatos) são os vencedores da Taça de Portugal de Ciclocrosse na categoria de elite.

Decorreu ontem em Melgaço, a última corrida pontuável para o troféu, na qual se impuseram o campeão nacional, Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) e a espanhola Lucia Vázquez (C. Ciclos Quintena). 

A corrida de elite masculina foi bastante competitiva, com menos de um minuto a separar os quatro primeiros classificados. Márcio Barbosa estreou da melhor forma a camisola de campeão nacional e ganhou em Melgaço. O segundo classificado foi Vítor Santos (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), a 9 segundos. Miguel Salgueiro fechou o pódio, a 16 segundos do vencedor, garantindo a conquista do troféu. 

O sub-23 Miguel Salgueiro foi o mais regular no conjunto das cinco provas pontuáveis, concluindo a Taça de Portugal no topo, graças aos 208 pontos amealhados. O segundo foi Vítor Santos, com 180, enquanto Márcio Barbosa foi o terceiro, com 174. 

Na corrida de elite feminina, surpresa pela ausência da comandante da geral da Taça, Isabel Caetano, o que aumentou a probabilidade de sucesso das rivais. Fora das contas da geral por ser a única prova em que participou, Lucia Vázquez derrotou a concorrência, cortando a meta com 19 segundos de vantagem sobre Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão). A terceira, a 2m03s foi Marta Branco. 

O lugar mais baixo do pódio em Melgaço foi o suficiente para Marta Branco galgar a escadaria do sucesso e cotar-se como a vencedora da Taça de Portugal de Elite Feminina, com 165 pontos. Isabel Caetano somou 150 e Raquel Queirós ficou-se pelos 140. 

Em juniores e em cadetes aconteceu algo semelhante ao que se passou na elite feminina: hoje ganharam estreantes, o júnior Jorge Fernández (CC Ponteareas) e o cadete Miguel Rodríguez (CC Ponteareas), mas a geral ficou em posse de Tiago Sousa (UC Vila do Conde) e de Tomás Sacramento (Maiatos), em juniores e em cadetes, respetivamente. Mariana Líbano (Maiatos) selou a Taça de cadetes femininas com vitória no Alto Minho. 

Os vencedores da Taça de Portugal nas categorias de veteranos foram os masters 30 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Andreia Freitas (BTT Loulé/Elevis), os masters 40 Hugo Moreira e Flávia Vieira (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), o master 50 António Sousa e o master 60 João Pinto (Boavista/Servigás/DuoBike/NAST). 

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo

Noticias relacionadas

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Os ciclistas portugueses escolhidos para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Tom Pidcock partiu clavícula num treino

Tom Pidcock partiu clavícula num treino

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos