Alberto Contador – o excesso de pressão leva muitos ciclistas a desistir prematuramente

Alberto Contador – o excesso de pressão leva muitos ciclistas a desistir prematuramente

Alberto Contador, vencedor das três grandes voltas (Giro, Tour e Vuelta) diz que hoje em dia o excesso de pressão e competividade leva muitos ciclistas a desistir da carreira muito cedo.

De acordo com as palavras do espanhol aquando da apresentação do projecto “Colnatur & Contador”, o fator mental é tão importante como o fator físico em alta competição.

“A mudança que tenho observado no aspeto psicológico no ciclismo mundial é que está cada vez mais competitivo, os ciclistas têm mais pressão, mais responsabilidade, e isso faz com que alguns corredores abandonem a carreira mais cedo”,

explicou Contador

Aos 38 anos Alberto Contador continua ligado ao ciclismo de várias formas, desde a sua equipa Pro Continental Kometa-Eolo, passando pela sua marca de bicicletas Aurum Bikes (podes ver nosso artigo aqui), e ainda colaboração com vários projetos, o espanhol diz que é crucial haver um equilíbrio entre corpo e mente.

“Eu daria 50 por cento para a parte física e o mesmo para a mental. O Tour não pode ser vencido se o ciclista não for muito forte de corpo e mente. Tudo é muito importante”,

disse.

Segundo Contador, a atitude numa corrida tem que ser “ir para ganhar”, porque se as expectativas vão baixas os resultados serão piores do que o esperado.

“Quando vamos para uma corrida e vemos que não estamos em condições, se pensarmos no “top 10”, terminamos no “top 30″, se pensamos em ir para terminar, é provável que nem terminemos. A mentalidade e tem que ser sempre para ganhar.”

Alberto Contador

Casos recentes de abandono da carreira por parte de ciclistas de topo, como por exemplo Marcel Kittel, ou mais recentemente Tom Dumoulin, confirmam que ser ciclista profissional é muito desgastante não só fisicamente como também psicologicamente, e confirmam as palavras de Alberto Contador.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Tom Dumoulin regressou aos títulos

Tom Dumoulin regressou aos títulos

Campeonatos Nacionais de Estrada 2021 disputam-se esta semana

Campeonatos Nacionais de Estrada 2021 disputam-se esta semana

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

NOVOS sapatos S-Works EXOS EVO – Leveza Todo-o-Terreno

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

Ciclismo no EUROSPORT para esta semana

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos